
|
A intenção do secretário é repassar para os administradores municipais e secretários da agricultura as novas opções que o setor agrícola do Estado oferece ao produtor.
O secretário estadual de Agricultura e Pesca, Altair Silva, esteve ontem visitando os municípios de Ipumirim e Arabutã, para falar do novo planejamento do setor agrícola. Altair Silva assumiu a pasta no final de janeiro e após a reestruturação interna está agora visitando os municípios catarinenses para levar aos prefeitos, secretários de Agricultura e funcionários da Epagri as novas ideias de implementação.
Conforme o secretário, houve uma compactação dos programas para facilitar o entendimento do agricultor. Dentre as novas mudanças da secretaria, uma das prioridades é o investimento na recuperação dos mananciais de água nas propriedades. Altair Silva reitera a importância dos reservatórios, açudes, poços artesianos e sistemas de irrigação que são fundamentais em épocas de estiagem como a que passamos recentemente.
Outra opção que vem incentivar o produtor é disponibilizado através do programa terra boa. Onde a secretaria de Estado pretende auxiliar os agricultores com a distribuição de sementes de milho para que esse invista em tecnologia, aumentando a renda na propriedade.
Para atender as demandas, o Estado e a Secretaria tem como meta trabalhar três linhas estratégicas: Investir em melhorias na energia para o interior, ampliar e melhorar o sinal de internet através de fibra ótica e fazer com que a compra de maquinários, equipamentos e produtos agrícolas, tenham rebate de juro de 2,5%. “Criamos um fundo permanente para que a Celesc com um aporte superior a R$ 40 milhões de reais para que a companhia possa estar investindo na melhoria de luz onde muitos produtores necessitam de luz trifásica e o custo atual se torna elevado. Outro investimento recente é a parceria que fechamos com 20 municípios catarinenses para a instalação de fibra óptica no interior dessas localidades. E por fim, vamos implantar um programa de investimentos com subvenção de juros onde o produtor tem o rebate na compra do seu produto”reitera o secretário.
O grande desafio da secretaria é diminuir a importação de milho de outros estados e países. Par isso, o propósito é ampliar a produção e fechar o circulo de rotação das culturas, investindo fortemente no plantio de cereais de inverno como centeio, tritricale, trigo forrageiro e trigo em grão.
|